5 passos para o correto tratamento de dados dos funcionários de sua empresa
O correto tratamento de dados pessoais de seus colaboradores, em conformidade com a legislação, é imprescindível para que as empresas não sejam negativamente afetadas pela Lei Geral de Proteção de Dados. É fundamental que as empresas se atentem para as penalidades previstas em lei, para que se evite aplicação de graves multas, principalmente sobre as de pequeno e médio porte.
Como manusear corretamente os dados dos meus funcionários?
- Nomeação de profissional competente
O primeiro passo é a contratação de um operador competente para gerenciar esses dados, que possua ferramentas específicas para controlar as necessidades da empresa e de seus funcionários, evitando o mau uso e a exposição inadequada.
- Filtro dos documentos requisitados
É importante que se faça um filtro nos documentos solicitados principalmente na admissão e demissão de seus funcionários. O mínimo de documentos sobre o domínio da empresa facilita a sua gestão, uma vez que só se devem ser solicitados os estritamente necessários.
- A importância do consentimento do titular dos dados
O fator mais importante (e mais perigoso) do desafio de inclusão da LGPD nas empresas é a comprovação do consentimento do titular dos dados para seu manuseio/exposição. A empresa deve procurar registrar, sempre que possível, o consentimento do funcionário na utilização de seus dados para que se evite maiores problemas e incidência de altíssimas multas.
- Atenção para a lei
É notório que se deve prezar pelo pleno conhecimento da lei para dirigir corretamente documentos pessoais, como endereços, e-mails, telefones, e informações sensíveis como as referentes à saúde, à genética, à origem racial, etc. Depois de entendido, busque conhecer todos os limites dessa recentíssima lei e adeque a sua empresa a seus termos em tempo hábil.
- Assessoria jurídica
Não sabe como se aprofundar? A busca pela qualificação profissional é uma atitude decisiva. Entre em contato conosco! Nossa equipe está a disposição para adequar seu negócio a todos os requisitos da lei e evitar grandes prejuízos por meio de uma assessoria jurídica preventiva e reparadora.